Trap: por que o estilo está dominando a cena musical?

Nico’s Studio na maior feira musical do sul do país
12 de junho de 2018
Nico’s Studio grava live session com a banda Stoyca
15 de outubro de 2018

Post Malone, Migos, Lil Uzi Vert, Future, Gucci Mane. O que todos esses nomes têm em comum? Bem, além de serem artistas mundialmente famosos e bem sucedidos, todos são influenciados por um gênero musical que, cada vez mais, se expande e domina o mercado fonográfico: o trap music.

É inevitável. Se você ligar o rádio, acessar o YouTube ou abrir o Spotify, esteja onde estiver, lá estão as batidas do trap, dando as caras e acumulando milhões de plays e views. Mas quais são os motivos que fazem desse estilo uma verdadeira febre entre amantes de música de todo o mundo? Nós temos algumas ideias.


O que é o trap music?

Primeiramente, é necessário entender o que compõe esse gênero musical. De forma concisa, ele é formado por uma mistura entre hip hop, pop e música eletrônica. É mais ou menos assim: imagine uma música com batidas pertencentes ao hip hop, com uma produção bem polida, como de uma música eletrônica, e com as melodias pegajosas e marcantes do pop. Pronto? Agora, bata tudo no liquidificador. O resultado é o trap, que ainda pode incorporar outros elementos, dependendo do artista em questão.

A dominância do trap music


Agora que você já sabe o que o estilo abrange, entra o questionamento: como ele se tornou a sonoridade mais tocada em todo o mundo? Encontramos quatro motivos principais.
1 – Ascensão do hip hop: com a queda brusca do rock and roll e de seus subgêneros nos últimos tempos, o hip hop emergiu como o principal estilo musical no mainstream. E, junto com ele, o trap, que ainda trouxe ele toda a popularidade do pop e da música eletrônica. Combinação infalível!
2 – Dance, dance: o trap é um gênero musical extremamente dançante, recheado de grooves e passagens que tornam quase impossível não mexer o corpo (ou pelo menos balançar a cabeça). O que o torna perfeito para ser explorado tanto em momentos de relaxamento como em baladas, festas e festivais.
3 – Versatilidade: além disso, o estilo conta com muitas melodias “chiclete”, daquelas que, se você ouvir uma vez, vai passar o resto do dia as cantando. Por consequência, o ritmo ganha uma cara bem versátil e plural, misturando melodias pop com versos de rap.
4 – Personalidade: há quem diga que os artistas do trap music são os “rockstars” da nova geração. Isso porque eles são repletos de estilo e atitude. E isso, claro, apenas conta positivamente aos olhos dos fãs e do mundo musical.

 
 

O trap no Brasil

No Brasil, o trap chegou com força total em 2017, pegando carona na onda mundial que o ritmo causou. Desde então, apenas cresce e revela novos artistas, que ainda buscam espaço nos grandes canais de mídia, apesar de já terem conquistado certa fama no YouTube, no Spotify e no SoundCloud. Artistas como Matuê, Mc Igu e Denov são alguns dos principais nomes brasileiros do gênero.
Você também curte trap? Quer investir no estilo e dar vida às suas canções? Troque uma ideia conosco. Estamos prontos para entrar nessa vibe contigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.